SANTO DO DIA 11 DE JANEIRO
SÃO VITAL
São Vital, movido pelo Espírito Santo, saiu da Palestina e foi para o Egito, instalando-se em Alexandria. A sociedade daquele tempo sofria com a prostituição, mas São Vital não julgou as pessoas, não as condenou, mas antes foi buscar a santidade, pois quem, de fato, busca a santidade, busca assemelhar-se a Deus. Falando para as autoridades religiosas do seu tempo, ele disse: "Os publicanos e as meretrizes os precedem". Jesus falou isso (Mateus 21,31) e os santos buscaram ser reflexo dessa misericórdia. Denuncie o pecado, mas, sobretudo, anuncie o amor que redime, que salva.
O santo buscava, num período do seu dia, arrecadar fundos e, depois, à noite, ia ao encontro das prostitutas e oferecia o dobro [em dinheiro] apenas pela atenção delas. Ele anunciava Jesus Cristo como em Lucas 15, demonstrando o coração misericordioso de Deus, o pastor que é capaz de deixar as 99 ovelhas para ir ao encontro daquela que se desgarrou.
São Vital, testemunho da misericórdia que nos converte, converteu muitas mulheres, ao ponto delas o ajudarem. Algumas senhoras "piedosas" foram se queixar desse apostolado com o bispo e São Vital foi preso. No entanto, as mulheres que iam se convertendo foram até a autoridade eclesiástica.
Os fatos foram apurados e viu-se que era uma injustiça contra o santo. Injustiça maior aconteceu quando, já solto, continuou a evangelizar com este método ousado, mas um homem que comercializava as mulheres, o apunhalou pelas costas. São Vital teve forças ainda de deixar, por escrito, esta verdade que é atual para todos nós. Ao povo de Alexandria e dos demais lugares, ele dizia: "Convertei-vos, não deixais a conversão para amanhã". Por isso, São Vital chamava à atenção para a conversão e, ao mesmo tempo, para o dia do juízo.
São Vital, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário